top of page
  • Foto do escritorHenrique Geremias

Laudo de ruído ambiental NBR 10.151 – o que é e qual sua importância?

Fonte: Autor

Não importa onde você esteja, a poluição sonora é um grande problema. Seja em grandes centros, pequenas cidades ou até mesmo em comunidades mais distantes, o ruído pode ser extremamente prejudicial para funcionários, clientes e até para vizinhos.







De modo a medir e controlar os níveis de ruído, surge o Laudo de ruído ambiental em conformidade com a norma ABNT NBR 10151:2020. Esta norma obriga a emissão de relatórios de ruído ambiental para todas as empresas cujas operações geram algum tipo de ruído.


Abaixo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre relatórios de ruído ambiente.


Se você não entender como funciona o relatório de ruído ambiente ou tiver alguma dúvida sobre suas emissões e regulamentações, entre em contato conosco.

O que é o laudo de ruído ambiental?

O Laudo de Ruído Ambiental é um documento técnico, assinado por profissional devidamente capacitado na área, que atesta o nível de ruído emitido pelas atividades de uma empresa.


Vários fatores acústicos são avaliados, como duração do ruído, valor máximo de pico e características espectrais. Existem diferentes tipos de ruído, que também são registrados no relatório.


É importante ressaltar que o nível de pressão sonora é constado no laudo de ruído ambiental durante o dia e também à noite. Além disso, apenas o ruído gerado pela empresa pode ser identificado, ignorando ruídos externos, como ruídos rodoviários.


Portanto, além de informar a data e hora da medição, as fontes de ruído também são identificadas.

Qual a importância do laudo de ruído ambiental?

Com os avanços tecnológicos em diversos campos, novas demandas também surgiram. Uma dessas necessidades é garantir que as operações da empresa sejam seguras para funcionários e clientes.


Por exemplo, ruído muito alto ou constante (como construção) pode causar muitos problemas de saúde. O mais óbvio deles é a perda auditiva. No entanto, em um ambiente de trabalho muito barulhento, existem outras condições que podem se originar dessas condições.


Altos ruídos podem causar problemas para a saúde mental das pessoas. Eles estão associados ao desenvolvimento de estresse, ansiedade e até perda de memória. Em casos raros, uma doença mais grave pode começar com a exposição contínua ao ruído. A segurança do trabalho é sempre a razão número um para fazer um laudo de ruído ambiental.


Além disso, é importante cumprir as leis aplicáveis. Isso evita multas e ações judiciais.

Como deve ser feito o laudo de ruído ambiental?

Para mensurar o som é usado um aparelho chamado sonômetro. Este dispositivo é capaz de adquirir e analisar os ruídos sendo descritos no laudo técnico. Em 2019, algumas alterações foram feitas na NBR10151 e o sonômetro utilizado ficou ainda mais específico.


O instrumento deve ser capaz de medir os sons em várias frequências divididas por um terço de oitava.


Sons intrusivos devem ser excluídos do laudo ambiental. Isso porque se o Laudo apresentar resultados acima do que o ruído real emitido pela empresa, pode-se comprometer a contratante por mascarar o ruído real (ruído específico) emitido pela empresa. Assim, agora é possível separar apenas o ruído emitido pelas atividades da empresa (ruído específico).


Uma vez captados os sons e analisados​​ os resultados, pode ser emitido o Laudo.


Quais os benefícios de ter um laudo de ruído ambiental?

A emissão do laudo de ruído ambiental traz algumas vantagens e benefícios atrativos para a empresa. Veja a seguir.

Segurança

A segurança do trabalho é de extrema importância para o funcionamento da empresa.

Com o relatório ambiental de ruído, você garante que seus funcionários e clientes estão a salvo dos danos causados ​​pela poluição sonora.

Saúde

A poluição sonora pode causar problemas de saúde mental, como perda de memória, estresse, ansiedade e até confusão mental. Ter um Laudo de Ruído Ambiental proporciona um ambiente saudável para todos que frequentam, inclusive você.

Produtividade

Com menos problemas de ruído , os funcionários podem trabalhar sem preocupações. Especialmente ao usar equipamentos de proteção individual. Isso acaba aumentando a produtividade, além do índice de faltas, atrasos e saídas antecipadas.

Conhecimento sobre a empresa

O laudo de ruído sonoro também te permite entender a real situação da sua empresa no que diz respeito à poluição sonora. Isso abre caminhos para que você consiga ter uma gestão dos ruídos para encontrar alternativas para melhorias e otimizações.


Estar na conformidade

É de grande importância ter o laudo de ruído ambiental para manter sua empresa em conformidade com as legislações vigentes. O não cumprimento pode acarretar em multas e até processos judiciais, que podem trazer grande prejuízo para empresa, ou até mesmo em sua credibilidade.

Bom relacionamento com a vizinhança

Ninguém gosta de ser alvo de reclamações dos vizinhos, certo?

Com um Laudo de Ruído Ambiental , você garante que seus vizinhos não terão motivos para reclamar de barulho.

Quem pode emitir o laudo de ruído ambiental?

O Laudo de Ruído Ambiental é um documento técnico, somente os profissionais com habilitação técnica para realizar esses estudos podem emiti-lo.

A HGR Soluções em Engenharia realiza a emissão do laudo de ruído ambiental com todos os parâmetros atualizados para 2020. Já possuímos os novos aparelhos exigidos pelas alterações recentes, para que você tenha um laudo atualizado e dentro das normas.


68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page